Simulação da ONU (Organização das Nações Unidas) – Por Luiz Gabriel Minto, 16 anos, 3ª série do Ensino Médio

Um verdadeiro jogo de estratégias, em que cada delegado representa os ideais e as propostas de uma nação. As decisões tomadas trazem consequências, provocando uma mudança rápida e inesperada no cenário internacional. Os primeiros dois dias desta maravilhosa experiência já se mostraram desafiadores e produtivos. As atividades exigem coerência, atenção, sequenciamento lógico de pensamentos e cautela. Qualquer argumento pode iniciar uma discussão interminável e polêmica, mas também pode ser a origem de uma resolução que trará a paz mundial.

Para mim, desenvolver uma linha de pensamento argumentativo, defendendo os ideias da Federação Russa, tem sido desafiador e construtivo. Esta oportunidade será bastante útil nas disciplinas de redação e oratória, além de desenvolver minha habilidade de argumentação em Inglês. Também tem sido ótimo fazer contato com alunos de regiões diferentes, que defendem pensamentos e pontos de vista distintos dos meus.

No dia de hoje, os delegados dos países participantes da simulação decidiram a agenda, isto é, a pauta das principais discussões sobre o grupo extremista Estado Islâmico. Depois de quatro sessões, o comitê entrou em crise e perdeu diversos benefícios que o Conselho de Segurança possui, por não entrar em um consenso sobre uma intervenção militar na Síria e no Iraque. Apesar disso, a aprovação de ajuda humanitária aos refugiados de áreas sob domínio dos extremistas foi um grande triunfo dos delegados.

 

Saiba + em: http://www.colegiosantaursula.com.br/noticia/ensino-medio-participa-de-simulacao-da-onu

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu contato foi encaminhado com sucesso.