A 15ª Semana de Movimento pela Vida, lançada no mês de abril e que terá continuidade até a Semana Santa Úrsula, em outubro, contou com uma programação especial que possibilitou a realização de vários projetos pedagógicos multidisciplinares desenvolvidos desde o Berçário até o Ensino Médio, incluindo o Período Integral Bilíngue.
Os projetos sensibilizaram nossos alunos e permitiram um aprofundamento das reflexões sobre o tema: “Insieme, Juntos, Together”. A escolha do "Insieme", - lema da União Romana das Ursulinas - fez referência à celebração do ano jubilar em comemoração aos 490 anos da presença das ursulinas no mundo. "Somos privilegiados em fazer parte deste momento histórico, tão importante para o Colégio Santa Úrsula", comentou o diretor pedagógico Rafael Bianchi. Ele ressaltou que, durante todo o ano, os alunos realizarão atividades sobre o valor da amizade, do exercício da empatia, do diálogo e da cooperação com o objetivo de vivenciarem também o sentimento de pertencimento e vivência do carisma ursulino.
Jogos da Amizade
O Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio realizaram os “Jogos da Amizade”. O evento foi criado para promover a integração entre os alunos das diferentes turmas, fomentar o espírito de trabalho em equipe e expandir os conhecimentos específicos sobre os países que foram representados por cada equipe. Eles aconteceram tendo em vista os Jogos Olímpicos da França, considerados um marco de união entre as nações.
A proposta do torneio foi promover discussões sobre partilha e acolhimento. Os alunos tiveram que resolver vários desafios com base no tema da Semana de Movimento pela Vida. Cada turma representou um país: As turmas A representaram países da África (6º ano A: Marrocos; 7º ano A: Angola; 8º ano A: África do Sul; 9º ano A: Egito). As turmas B representaram países da Ásia; (6º ano B: Japão; 7º ano B: China; 8º ano B: Coreia do Sul; 9º ano B: Índia). As turmas C representaram países da Europa (6º ano C: Portugal; 7º ano C: Espanha; 8º ano C: Itália; 9º ano C: Inglaterra). E as turmas D representaram países da América; 6º ano D: México; 7º ano D: Canadá; 8º ano D: Uruguai; 9º ano D: Chile.
Houve também o Cine Cultura com a exibição do filme “Extraordinário" no auditório. A discussão foi coordenada pela equipe de Psicólogas e pela Pastoral do Colégio. Os objetivos desta atividade cultural foram despertar a discussão sobre respeito às diferenças e valorizar a amizade e a empatia.
Histórias que transformam
Inspirados pelo livro "Malala e o Lápis Mágico", os alunos do 3º ano desenvolveram a atividade "Construir pontes, dispensar muros!", com o intuito de promover a união e o amor entre as pessoas. Por meio da magia da literatura, os estudantes foram levados para além das páginas do livro, e, assim, foram tocados em seus corações e inspirados a refletir sobre questões essenciais da vida.
Esse livro os conduziu a uma viagem emocionante, que culminou em apresentações musicais com as canções "Vamos Construir" e "Não Custa Nada", além de um jogral sobre "Igualdade e Respeito às Diferenças". O evento contou com a presença dos pais. Os alunos do 3º ano também tiveram uma sequência de atividades de Contação de Histórias, baseadas no livro "O direito das crianças”, de Ruth Rocha. O objetivo principal desta ação foi chamar a atenção para o fato de que a infância é uma das fases mais importantes da vida e a felicidade é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Objetivos, como: empoderamento das crianças para que conheçam seus direitos e saibam como reivindicá-los; promoção da autoestima, da autonomia; desenvolvimento de valores como respeito, solidariedade e justiça social foram abordados.
Ecologia Integral: abelhas viram tema de estudo ambiental e social
Como parte do projeto “Tecendo laços de cuidado - preservação das abelhas”, os 4ºs anos fizeram, para seus pais, uma apresentação da música “Here comes the Sun”. Além disso, também criaram um podcast sobre o tema. Estas atividades permitiram que os alunos reconhecessem como ocorre a polinização das plantas e sua função na perpetuação das espécies e na produção de frutos e sementes.
Essa proposta mostrou a importância das abelhas para a manutenção da biodiversidade, e o papel de cada um de nós, como guardiões delas e da própria natureza. Os alunos ainda aprenderam sobre sustentabilidade ambiental e todo o universo que envolve a história das abelhas do Brasil e a produção de mel. Dentro de uma perspectiva de Ecologia Integral, que buscou educar para o pensamento global, para a compreensão do cuidado e da paz. Além de trabalhar pela valorização e o respeito à Terra como essencial para a sobrevivência da humanidade.
Outro evento muito significativo foi a palestra do biólogo e meliponicultor Wesley Agostino e sua filha Manuela Agostino. Eles apresentaram, para nossos alunos do 4º ano, uma palestra sobre ASF (Abelhas Nativas Sem Ferrão). Eles realizaram um breve histórico das ASF e sua organização social, destacando o impacto das relações ecológicas entre as abelhas, o meio ambiente e a humanidade. Este trabalho também permitiu uma conexão com os estudos que estão sendo desenvolvidos na 15ªSMV, por causa da forma como estes animais se organizam em comunidade. A atividade destacou a comunidade das abelhas enfatizando o sistema social, com foco na forma como elas trabalham em conjunto para manter a colônia organizada e estruturada.
A exibição do filme “Bee - Movie” também foi um momento de muita integração, diversão e aprendizado sobre o universo das comunidades das abelhas. O filme destacou a interconexão entre humanos e o meio ambiente natural. O filme também enfatizou a responsabilidade humana de proteger e preservar o meio ambiente para garantir relações sustentáveis com outras espécies. Os alunos foram incentivados a prestar atenção aos detalhes sobre o comportamento das abelhas, seu papel na polinização e os desafios que enfrentam em relação à sobrevivência.
“Sentimentos que fortalecem e sustentam os laços afetivos” dos alunos do 4º ano permitiu que eles construíssem gráficos pictóricos - aqueles que usam imagens, como barras, colunas, linhas e círculos para representar as palavras positivas que utilizadas para estimular e conscientizar os estudantes sobre a importância de fortalecer a Amizade Social e os laços afetivos entre as pessoas.
Sarau e arte para falar de empatia e amizade
No Sarau Literário “Somos Extraordinários”, nossos alunos do 5º ano apresentaram um jogral do livro “Todos juntos”, declamaram poemas criados durante aulas de Redação, que representaram uma cena do livro “Extraordinário”. Eles mostraram verbetes criados completando a frase e indicando uma ação “Ser extraordinário é…”.
Eles cantaram a música “Todos juntos”. Os objetivos principais foram permitir que os alunos se manifestassem artisticamente, para compartilhar saberes literários, de dança, poesia, música, pintura e teatro. Eles também puderam refletir e realizar um trabalho sobre bullying, por meio de leituras e reflexões que permitiram discussões sobre este tema, reiterando a importância do respeito e da empatia na sociedade.
A ideia era despertar os estudantes para se colocarem no lugar do outro, não julgar, enxergar realidades esquecidas e aceitar as diferenças. A proposta da apresentação foi a criação de um espaço de expressão para compartilhar os aprendizados obtidos com a leitura do livro “Extraordinário”.
Os alunos do 5º ano também trabalharam o livro “Sempre juntos” com o objetivo de refletir sobre a Amizade Social e possibilitar o aprendizado acerca do que são poemas, versos, estrofes, rimas e ritmo.
Desenhos: expressando sentimentos e o cuidado com as emoções
Já os alunos do 2º ano foram convidados a completar a frase "Ser amigo é...", criando versos ou pequenos poemas que expressassem seus pensamentos e sentimentos sobre a amizade. Eles foram estimulados a serem criativos em suas respostas, utilizando rimas e outros recursos poéticos para transmitir suas ideias sobre o tema. Os versos ou poemas trouxeram mensagens sobre a importância da amizade e visaram a construção de um ambiente escolar mais inclusivo, empático e solidário.
Ao incentivar os alunos a pensarem sobre como podemos ser bons amigos e como valorizar as amizades que se têm, para encorajá-los a contribuir para o fortalecimento dos laços de amizade e o bem-estar emocional dos estudantes.
"Ser amigo é..." propôs que os alunos explorassem suas próprias percepções e experiências sobre a amizade, ao mesmo tempo em que promovesse os valores fundamentais como respeito e apoio mútuo na turma e na comunidade escolar.
O livro “Diversidade”, de Nuria Rocca, foi trabalhado pelos alunos do 1º ano. A proposta foi mostrar que há milhões de crianças vivendo em nosso planeta, mas que cada uma é diferente e única. O objetivo é que eles construíssem, com suas famílias, bonecos de sucata e papel, para depois ser realizada uma exposição especial sobre estes trabalhos.
Eles também fizeram a dinâmica “Não existe o EU sem o OUTRO”. O desafio da turma foi unir vários tubos de forma que estes servissem de caminho para uma bolinha. A bola foi passada por todos os tubos que foram se conectando um com o outro. Essa dinâmica serviu de metáfora que destacava a interdependência e a importância das relações interpessoais. Cada participante representava uma parte fundamental do processo. A bolinha não podia completar o percurso sozinha. Ela precisava da contribuição de todos os envolvidos.
O projeto “Celebrando Eu e o Outro” incentivou que nossos alunos do Infantil 3 fizessem desenhos sobre si mesmos e sobre o valor da amizade. Os desenhos foram entregues aos colaboradores do Colégio. A proposta era utilizar a arte para valorizar a identidade e a construção de relações mais empáticas e inclusivas, de forma que as diferenças pudessem ser vistas como fonte de enriquecimento e motivo de amizade entre as pessoas.
Os objetivos foram promover a autoexpressão e a criatividade, incentivando a reflexão sobre a própria identidade e a valorização das características individuais. Além de fomentar o respeito mútuo, destacando a importância de valorizar as diferenças culturais, étnicas e sociais como elementos que enriquecem a convivência em sociedade.
As professoras da Educação Infantil também realizaram o projeto "Amizade que brinca, cuida e ajuda", que abordou os aspectos essenciais da amizade, destacando como os verdadeiros amigos são aqueles que não apenas compartilham momentos de diversão, mas também se preocupam com o bem-estar e oferecem apoio mútuo nos momentos difíceis.
Cultivando amizades e girassóis
O tema enfocou a importância da brincadeira na amizade. Os amigos compartilharam risos, aventuras e momentos de descontração juntos. Eles criaram memórias e fortaleceram os laços através da diversão. Outro aspecto ressaltava a ideia de que a amizade envolve cuidado mútuo. Amigos verdadeiros estão presentes para apoiar uns aos outros nos momentos difíceis. Eles oferecem ombro amigo, conselhos, e estão dispostos a ajudar sempre que necessário.
Nossos alunos do Infantil 3 participaram também de uma roda de conversa com a psiquiatra Dra. Maria Luiza Grecco sobre o tema "Amizade exige cuidado". Eles tiveram a oportunidade de explorar e refletir sobre os aspectos emocionais e psicológicos envolvidos nas relações de amizade. O principal objetivo foi discutir a importância de cuidar das amizades e conversar sobre o que podemos fazer para cultivar relacionamentos saudáveis.
Outra atividade de educação ambiental desenvolvida pelos alunos do Infantil 1 incentivou o cultivo de girassóis. O trabalho “Brilho Sustentável: Cultivando Girassóis” propôs ações práticas para promover a sustentabilidade e fortalecer laços dentro da comunidade escolar. Ao cultivar flores e trabalhar para uma consciência ambiental, os alunos puderam entender a importância de um futuro mais verde e mais sustentável.
Os alunos das Salas Agrupadas entregaram flores para diversas pessoas da comunidade escolar. O projeto “Colorindo o Jardim da Amizade” foi uma iniciativa destinada a valorizar os gestos de carinho e gratidão aos colaboradores do Colégio. O principal objetivo foi engajar os alunos na construção de um ambiente escolar mais acolhedor e positivo, incentivando gestos de gentileza. A entrega de flores visou fortalecer os laços dentro da comunidade escolar, promovendo valores de gentileza, apreciação e cuidado mútuo. Junto, eles entregaram cartões com frases para alegrar o dia.
O “Piquenique” para os alunos do Berçário teve como proposta oferecer lanche natural para os alunos, com o objetivo de proporcionar uma experiência em que as crianças desfrutassem de um momento de contato com a natureza, com uma alimentação saudável e de integração social. Além de ensinar sobre os diferentes alimentos, suas cores, sabores e benefícios para a saúde.
Insieme por uma Ecologia Integral
Como é de conhecimento de toda comunidade educativa, a 15ª SMV começou em abril, e se estenderá durante todo o ano. Ela terá seu encerramento na Semana Santa Úrsula, que acontece em outubro, com o evento do SERVIAM DAY. O projeto foi desenvolvido com inspiração na Campanha da Fraternidade deste ano e na encíclica do Papa Francisco "Laudato Si". Foi um convite à união, à amizade, ao encontro, ao acolhimento e ao respeito ao próximo. A proposta também busca unir os alunos para a vivência do SERVIAM, em prol de uma Ecologia Integral, para que haja o despertar do desejo de todos se sentirem responsáveis em cuidar da nossa Casa Comum.