Colégio Santa Úrsula é certificado como Escola Olímpica

A certificação, pelo Sistema Poliedro, coloca a escola entre as 36 primeiras do Brasil com este reconhecimento; nos últimos três anos, houve um aumento de 548% em premiações acadêmicas

O Colégio Santa Úrsula foi certificado, oficialmente, como Escola Olímpica pelo Sistema Poliedro após concluir, com êxito, todas as etapas indicadas pelo sistema de ensino. A certificação aconteceu durante o encontro de mantenedores do Poliedro, realizado em agosto deste ano, em São Paulo (SP). O diretor Rafael Bianchi e o coordenador Pedagógico do 9º ano e Ensino Médio, Fernando Lomas, receberam a comenda.

Vários professores do Colégio Santa Úrsula, de disciplinas como Matemática, Geografia, Biologia e Química, concluíram o programa de certificação. Eles cursaram sete módulos de formação, contendo todo o conteúdo necessário para estruturar um programa olímpico de excelência. O Colégio Santa Úrsula está entre as 36 primeiras instituições do Brasil a serem certificadas como Escola Olímpica. Essa conquista reafirma seu compromisso com a Excelência Educacional e com a promoção contínua da participação dos alunos em olimpíadas e competições acadêmicas.

Compromisso com a Excelência Educacional

Nos últimos três anos, aproximadamente 600 premiações foram entregues aos alunos do Colégio Santa Úrsula. Em 2023, a escola atingiu seu recorde histórico, com 324 conquistas, consolidando-se, também, como a instituição de Ribeirão Preto (SP) com o maior desempenho em olimpíadas do conhecimento. Neste período houve um crescimento de 548% no número de medalhas e certificações recebidas pelos estudantes, demonstrando a evolução contínua no desempenho acadêmico.

Os alunos foram premiados em competições como ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), Canguru de Matemática, Olimpíada de Química SP, Olimpíada de Matemática do Poliedro, OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética), ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil), Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil e OBF (Olimpíada Brasileira de Física).

Para o diretor Pedagógico Rafael Bianchi, essa conquista reforça o compromisso da instituição com a Excelência Educacional: “Com esses resultados, fica evidente a força pedagógica do Colégio Santa Úrsula. Há investimentos permanentes em estímulo e preparação dos estudantes para esses eventos. A certificação como Escola Olímpica pelo Sistema Poliedro é uma demonstração clara do nosso empenho em promover o desenvolvimento integral de nossos estudantes”.

O coordenador Pedagógico Fernando Lomas destacou a importância de incentivar a participação dos estudantes em competições acadêmicas: “As olimpíadas científicas são uma oportunidade ímpar para que eles desenvolvam habilidades fundamentais para o sucesso acadêmico e pessoal. Estamos muito orgulhosos de cada conquista e continuaremos a apoiá-los em todas as etapas desse processo”, afirmou.

Vagas olímpicas e o ingresso no ensino superior

Atualmente, diversas universidades passaram a aceitar as Olimpíadas do Conhecimento como forma de ingresso em seus cursos, substituindo o vestibular tradicional. “Alguns de nossos alunos já conquistaram estas ‘vagas olímpicas’. Elas são uma forma de ampliar o acesso às instituições de ensino superior”, salientou Lomas.

Medalhistas de Astronomia, Matemática, Biologia, História e da Mostra Brasileira de Foguetes, entre outras, podem pleitear vagas em universidades de São Paulo e Minas Gerais, estados que adotaram essa modalidade de ingresso para estudantes premiados.

A coordenadora Fabiana Paganotti também enfatizou o papel dos educadores no resultado: “O certificado é um reconhecimento à dedicação dos professores, que não medem esforços para orientar e inspirar nossos estudantes. Sem a contribuição de cada um deles essa conquista não seria possível”, lembrou.

Para ela, essa importante certificação de Escola Olímpica pelo Sistema Poliedro valoriza o empenho de toda a comunidade educativa do Colégio Santa Úrsula e reafirma o compromisso em incentivar a participação dos alunos em olimpíadas e competições acadêmicas, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.