O Colégio Santa Úrsula faz parte da UROSU (União Romana da Ordem Santa Úrsula), instituição internacional fundada em 1535 por Ângela Mérici, em Brescia na Itália.
Hoje, mantido pelas Irmãs Ursulinas, está presente em 38 países e pauta seus ensinamentos no lema SERVIR, orientando seus alunos a viverem a serviço do bem, da justiça e da paz.
Em 2012, o Colégio Santa Úrsula completa 100 anos de fundação em Ribeirão Preto. A história da instituição nasceu do desejo de D. Alberto José Gonçalves, então bispo diocesano, em ter um colégio católico na cidade. Para atender à diocese, as irmãs ursulinas, já reconhecidas pela tradição educacional internacionalmente, foram convidadas a visitar Ribeirão Preto. No dia 14 de fevereiro de 1912, nascia o Colégio Progresso, num pequeno chalé na rua São Sebastião. A escola passou a se chamar Santa Úrsula só dois anos mais tarde, com a inauguração do famoso prédio da rua São José.
O projeto das irmãs ursulinas tornou-se referência em educação e pioneirismo em Ribeirão Preto e, na década de 90, o imponente prédio da São José já não era capaz de abrigar um número tão grande de alunos. Em 1996, o novo campus do Colégio Santa Úrsula puxaria o desenvolvimento de Ribeirão Preto em direção à Zona Sul.
A escola moderna, onde natureza e tecnologia celebram um casamento perfeito, abriga hoje mais de 1900 alunos – de bebês, de apenas três meses, a adolescentes na última série do ensino médio.
O nome Progresso, dado ao Santa Úrsula em sua fundação, profetizou as conquistas da instituição ao longo de sua vida centenária!
Mc 10,45
Servir é a nossa divisa
E nossa glória há de ser!
O exemplo de um Deus humanado
Veio à terra trazer.
Avante, falange Ursulina,
Em prol de tão nobre ideal. (bis)
Nas cinco partes do mundo.
Ressoe a voz: Servirei!
Que ensina a Escola Ursulina
Sempre fiel ao seu Rei.
Vivamos, crianças e jovens.
Vivamos o nosso ideal. (bis)
E assim unidos na terra,
Servindo ao mesmo Jesus.
Alunos das Ursulinas,
Vamos à sombra da cruz.
As forças e a vida nós damos
Em prol de tão nobre ideal. (bis)
36 Províncias e Agrupamentos , 2.174 religiosas
|
|
|
|